segunda-feira, 29 de março de 2010

...questão de segurança

Acabo de entender porque alienação é tão útil. E não falo em utilidade para o sistema, para as instituições arcaicas. Ter a cabeça oca é uma necessidade para manter a sobrevivência da sociedade.
Dia desses, um dos professores – dos milhares que se revezam numa mesma manhã – falou que os pêlos dos ursos polares são ocos e isso faz com que o animal sofra menos com a baixa temperatura do ambiente em que vive. Eureka! O vácuo age como isolante.
Sendo assim, pensemos: quando mais vazia for a sua cabeça, menos influência terá o ambiente sobre você. Certo? Danem-se os críticos que dizem que um alienado social é facilmente manipulado. Derrubem os clichês do consumista-alienado, do trabalhador-alienado, do cidadão-alienado.
Isolamento mental é segurança. Vamos avisar aos estudiosos-pseudointelectuais-divulgadores-de-estudos que queremos continuar nessa condição. E, assim como os ursos polares que não sofrem com o frio, nós, alienados, estaremos menos sujeitos às adversidades da vida.

Um comentário:

Camila disse...

O ser alienado é, sem dúvida, muito mais tranquilo. Ao mesmo tempo, apenas passa pelos locais e pelas pessoas, não deixa sua marca nem transforma nada, já que sua capacidade de ter a necessidade disso é quase zero. Ele também sofre menos sim, mas o quanto sente é proporcional, sendo bem superficial. E, convenhamos: Pesoas superficiais são bem difíceis de se conviver.
Ah, tô vendo que o 3º ano tá fazendo efeito... Eu divaguei com a física, tu tá na biologia. É isso mesmo, tem que ver se coloca alguma poesia - ou prosa - na coisa.