domingo, 19 de abril de 2009

...tá de mal comigo

O que eu fiz? Fiz algo tão sério a ponto de o mundo passar a ser estranho comigo?! Sim, porque de uns tempos para cá esse mundo – ou seria só o meu mundo? – passou a agir estranhamente. Os lugares de antes vão sendo transformados para que eu não os reconheça; as lembranças vão sumindo para que eu deixe de assemelhar o passado com o presente; as pessoas conhecidas vão mudando a ponto de se tornarem estranhas para mim.
Mundo estranho. Mundo esquisito. Parece estar em ebulição, com movimentos que fazem os presentes ficarem ausentes e sempre trazendo água nova para o meio. Será que devo me permitir isso? Seria uma renovação? Será que a estranheza deste mundo é um sinal de que as coisas estão, vão e devem mudar?
Sujeitinhos me chegam fazendo rever conceitos. Questionando minhas arrogantes verdades e ferindo meu orgulho. Fazem-me confrontar o espelho e me perguntar sobre o certo e o errado. Mostram os meus defeitos e atingem meu ego. “Quem são eles? Quem eles pensam que são?”. Isso são as mudanças chegando? Pensei que fosse pegá-las no aeroporto, com calma e receptividade; mas não. Chegam de pára-quedas, ou melhor, caem. Caem e explodem. E nem para mandar um telegrama avisando com antecedência.
Seria uma conspiração? Não posso crer que o movimento natural das coisas seja... este! Por que ousaram dizer que “tudo passa, tudo passará”? Me vejo em um corredor e, à medida que vou andando, as portas vão se fechando independente da minha vontade. Quero domar meu presente; quero poder determinar quando o mundo será estranho a mim. Quero poder abrir e fechar quantas e quais portas eu quiser.
Chega! E por mais que eu diga que as coisas vão acontecer naturalmente e que raciocinar sobre isso só causa mais sofrimento e confusão, é inevitável pensar. Ou o mundo quer que eu me sinta uma intrusa ou ele exige renovação.

5 comentários:

Camila disse...

a sensação de impotência que vem com tudo isso é o pior. impotência por não ter poder sobre o futuro, não poder escolher e ter nenhuma certeza sobre o que vai acontecer... o negócio é ir levando e, pode soar clichê, com uma essência, mesmo que essa seja mudada constantemente.

Anônimo disse...

um minuto, candidata.

Duda Gurjão disse...

adorei.
Me sinto assim, de vez em quando...

Amanda Miná. disse...

Muito bom o nome do blog.

LILO disse...

~como não tenho teu numero e sai do orkut, foi o modo que encontrei pra dizer FELIZ ANIVERSÁRIO PARA NOS DUAS BEIJOS QUERIDA .viva o dia 19