sábado, 13 de dezembro de 2008

...(in)completo

Estou pensando em montar um negócio. Sabe como é, chega uma idade em que ninguém agüenta mais ser mandado e, como no meu caso, quer mais é mandar. É fato que nunca me senti realizado em meu emprego – que por sinal já devia estar completando Bodas de Ouro comigo -, mas era um bom emprego. Quando falo em bom emprego me refiro à característica universal que faz com que as pessoas o chamem assim, ou seja, oferece uma boa remuneração.
Logo depois de passar no concurso que me possibilitou este emprego, pensei em abandoná-lo. Mas não o fiz. Assim vieram a esposa, os filhos e a – quase que – obrigação em permanecer neste emprego. Mas era só mais um emprego. Não sentia que aquela era minha profissão, apesar de desempenhar minha função com bastante sucesso.
Mas cansei. Cansei de fazer todo dia a mesma coisa: ver os mesmos papéis, resolver os mesmos problemas, estagnar em minha cadeira. A boa remuneração da promissora carreira – como dizia no edital - me fez congelar no tempo e não mais ter ambições profissionais. Parei de crescer e me tornei mais um no meio de tantos outros.
Se tivesse seguido minha vontade e cursado Jornalismo, poderia ser que hoje eu tivesse realmente um “bom emprego” – desconsiderando os conceitos universais, aqui vale o meu conceito de bom emprego que, por assim dizendo, se trata de aliar o útil ao agradável. Mas o Direito na minha época era promissor e dezenas de concursos lançados anualmente fizeram com que a sociedade se voltasse contra a minha opção pela Comunicação: “o Direito é o que me daria futuro”!
Não digo que a área jurídica não me deu futuro, mas não era o futuro que eu esperava. Vejo que se tivesse seguido o que fazia meus olhos brilharem quando adolescente, poderia estar dizendo hoje: “o Jornalismo é que me deu um grande passado!”.
Mas não vou mais lamentar o que passou, a questão agora é olhar para frente. Vou montar um negócio e decidi por um ramo que só tem crescido ultimamente, mesmo com a crise financeira. A vez é dos Churrasquinhos-de-gato Express – cada vez mais pertinho de você!

3 comentários:

Anônimo disse...

a gente tem e que ressucitar o movimento dos churros de carrinho!
Que nem o que tinha em frente ao canarinho... o negocio bom

Anônimo disse...

adorei o texto. ficou leve e bem crítico, principalmente a esse pessoal, fato cada vez mais recorrente, que faz direito só pra fazer concurso e passar a vida sentado numa cadeira. sem contar a proliferação de sub-empregos, onde o pessoal cada vez mais abre essas barraquinhas pra tentar sobreviver de alguma forma.
mas, como diz meu amigo aí acima, um completo desconhecido, concordo com a questão do churros. eles fazem falta...

Anônimo disse...

poise, alguem tem que abrir os zoio dos pessoal que escolhe direito ou medicina pq da dinhero, como se fosse aquela coisa magica.
Ai o que acaba acontecendo e a gente ter uma super populacao de medicos e advogados extremamente incopetentes nas grandes cidades, e nem um clinico geral pra curar gripe nos interiores. Alem de que no final das contas eles acabam fazendo alguma merda, por nao ter o menos apego a profissao.